Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

WhatsApp

Atendimento via WhatsApp: quais as vantagens?

O atendimento via WhatsApp tem revolucionado a maneira como as empresas e clientes se comunicam. Com a popularização do aplicativo de mensagens, o suporte ao público tornou-se mais rápido, cômodo e eficaz.

Quer entender melhor? Continue a leitura e saiba tudo sobre este tema!

Nesse artigo, vamos abordar:

    • Quais são as vantagens de um call center com atendimento WhatsApp?
    • Os diferentes tipos de WhatsApp.
    • Como implementar o atendimento via WhatsApp no call center?
    • Como potencializar o atendimento via WhatsApp com a Vermont?

Quais são as vantagens de um call center com atendimento WhatsApp?

De acordo com os estudos da Statista, 147 milhões de pessoas usam o aplicativo no Brasil, com 96% desses usuários acessando diariamente. Esses dados, indicam que o WhatsApp vem se firmando como meio de comunicação eficaz e amplamente utilizado. Em um call center, que lida com um grande volume de chamadas, a integração da ferramenta auxilia na captação de clientes e empresas.

As vantagem desse recurso são inúmeras, confira a seguir cada uma delas:

Facilidade de uso e popularidade

Com o suporte automatizado via WhatsApp, empresas de grande porte têm a capacidade de atender simultaneamente a vários clientes, sem a necessidade de contratar agentes adicionais.

Além disso, a familiaridade dos usuários com o aplicativo, facilita a comunicação e o uso dos recursos durante a conversa, como links e envio de documentos. E, como já foi dito acima, a sua popularidade aproxima mais consumidores e empresas.

Conversas assíncronas

Sem música de espera na linha telefônica, o cliente envia a mensagem no aplicativo e aguarda ser atendido o mais breve possível.  A assincronia é benéfica, pois os participantes enviam e recebem mensagem simultaneamente. Isso proporciona maior agilidade às interações e permite que os agentes gerenciem várias conversas ao mesmo tempo.

Multifuncionalidade e menor custo

O call center via WhatsApp reduz a necessidade de contratação de profissionais. Com um sistema integrado, a equipe de operadores consegue oferecer suporte a um maior número de pessoas a um custo mais baixo. 

Diferente da ligação tradicional, o WhatsApp suporta o envio de texto, áudio, imagens, vídeos e documentos, permitindo uma comunicação mais fluida e detalhada. 

Ainda é possível personalizar mensagens automáticas, facilitando o direcionamento de clientes para o setor adequado e fornecendo respostas automáticas a perguntas frequentes.

Registro de Conversas

Precisa rever alguma informação? Busca o número do protocolo? O WhatsApp mantém um histórico das conversas, o que pode ser útil para referência futura e para garantir a qualidade do atendimento.

Os diferentes tipos de WhatsApp

Hoje, existem três versões do aplicativo para atender as diferentes demandas do mercado. Veja:

WhatsApp: não comercial dedicado a troca de mensagens privadas entre amigos e familiares;

WhatsApp Business: projetado para comunicação para empresas de pequeno porte. Essa versão facilita as interações e permite alguns recursos de automação, como mensagens de ausência e confirmação de envio de pedidos;

WhatsApp Enterprise (ou Business API): destinado a empresas de maior porte, nele é possível integrar sistemas mais robustos como chatbots. Na plataforma, os usuários ainda têm acesso a dados e relatórios importantes da empresa.

Esta forma de aprimoramento de atendimento, em conjunto com call center terceirizado da Vermont, proporciona uma comunicação eficaz,  ajudando a aumentar a captação de leads da sua empresa e, consequentemente, os lucros!

Como fazer atendimento call center via WhatsApp?

Para prestar um atendimento eficaz no call center, além de dominar os recursos do WhatsApp, é preciso seguir algumas boas práticas que ajudam a interagir e encantar o cliente. Confira abaixo:

Escolha a versão de acordo com sua empresa: baixe o aplicativo, conforme a estrutura da empresa. Para pequenos negócios use a versão Business, já empresas de grande porte com maior volumes de chamadas, é indicada a versão Enterprise;

Adquira um número de telefone exclusivo: assim, você deixa o seu perfil mais profissional. Uma boa dica é incluir o logotipo da empresa, juntamente com informações como catálogo, site e endereço, na descrição;

Organize seus contatos por etiqueta: marque clientes de acordo com assuntos como pagamentos, reclamação, pedidos, assim você estabelece prioridades e não perde respostas;

Respostas rápidas: o tempo é fundamental para garantir a satisfação dos consumidores. Portanto, procure responder às mensagens dos clientes o mais rápido possível;

Personalização: trate cada cliente de forma individualizada e personalizada. Use seus nomes e forneça respostas que atendam às suas necessidades específicas;

Utilize mensagens automáticas:  configure mensagens automáticas para saudação, ausência e confirmação de recebimento de mensagens. Isso ajuda a informar os clientes sobre o status do atendimento, mesmo quando os operadores não estão disponíveis;

Seja claro e conciso: a comunicação simples e direta simplifica o entendimento durante as interações. Quanto mais clara as mensagens, maior será a absorção da informação para execução de orientações e soluções para os problemas apresentados;

Estabeleça horários de atendimento: informe os horários de atendimento para gerenciar expectativas e evitar frustrações;

Solicite feedback: após o atendimento, peça feedback aos clientes para avaliar sua experiência e identificar áreas de melhoria;

Capacite sua equipe: forneça treinamento adequado aos operadores para lidar com diferentes situações e garantir um atendimento de qualidade;

Integre o WhatsApp com outros canais: integre o atendimento via WhatsApp com outros canais de comunicação, como e-mail e telefone, para oferecer uma experiência omnicanal consistente.

Potencialize o atendimento via WhatsApp com a Vermont

A Vermont é especialista no acompanhamento da jornada do cliente. Nossos profissionais são qualificados para atender diferentes mercados, adaptando as soluções conforme as necessidades do seu call center. 

Contamos com  tecnologia de ponta para um sistema de atendimento omnichannel e multicanal integrado, pensado para oferecer a melhor experiência para seus clientes, com ferramentas como a automação, os chatbots e o CRM. 

Para conhecer melhor nossa solução completa, preencha o formulário abaixo e fale com nossa equipe de revolvedores.

Fale com a Vermont e tire suas dúvidas: