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O que é WhatsApp Business API? Como funciona?

O que é WhatsApp Business API? Como funciona?

Com sua interface amigável e ampla base de usuários, o WhatsApp se tornou uma plataforma indispensável para empresas que buscam estabelecer conexões mais próximas e personalizadas com seus clientes.

Para atender essa demanda, em 2018 foi lançado o WhatsApp Business API, dedicado às empresas de médio e grande porte. A ideia é simplificar o processo de comunicação, oferecendo uma versão que suporte o envio de um grande volume de mensagens diárias para uma ampla base de usuários, com respostas rápidas e precisas.

Um dos principais diferenciais do aplicativo é sua integração com outras ferramentas de automação, como chatbots e CRM. Isso proporciona uma experiência fluida, sem interrupções, aproveitando cada conversa para mapear os perfis e fidelizar cada contato.

Quais as vantagens do WhatsApp Business API?

Perfil comercial

Ter um perfil profissional confere mais credibilidade às corporações e ao atendimento ao cliente. Ele permite incluir informações úteis na descrição, como horário de funcionamento, localização e descrição do negócio. 

Assim, quando os usuários precisarem desses dados, não será necessário migrar para outros canais de atendimento.

Escalabilidade

Como já foi dito acima, o aplicativo possibilita o envio massivo de mensagens e suporte a diversos clientes simultaneamente, proporcionando respostas ágeis e automáticas.

Respostas automáticas

Você pode configurar o WhatsApp Business API para fornecer respostas automáticas, como horário de atendimento, menu com os serviços mais solicitados ou até mesmo direcionar o contato para a área específica com a qual deseja falar.

Esse recurso causa uma boa impressão na imagem da empresa, uma vez que demonstra o seu comprometimento em auxiliar o consumidor na resolução de seus problemas.

Catálogo de produtos ou serviços

Deseja mostrar seus produtos e serviços? No aplicativo, é possível criar um catálogo com nome, imagem e preço dos itens à venda. Essa função atua como uma vitrine virtual, permitindo que seu público conheça melhor sua marca e seus produtos.

Etiquetas que organizam as conversas

As etiquetas permitem categorizar as mensagens de acordo com diferentes critérios, facilitando a identificação e o gerenciamento das interações com os clientes. 

Por exemplo, você pode usar etiquetas para marcar conversas relacionadas a diferentes tipos de solicitações (como suporte técnico, vendas ou dúvidas gerais), priorizar mensagens urgentes, acompanhar o status de um pedido ou identificar clientes importantes.

Essa classificação também é útil para segmentar clientes e iniciar listas de transmissão com mensagens contendo o tipo de conteúdo que eles consomem. Isso pode incluir ofertas especiais ou mensagens urgentes sobre a disponibilidade de produtos adicionados ao carrinho de compras no site.

Análises de mensagens

Mais uma vantagem do aplicativo é o menu estatístico. Ele fornece métricas e insights sobre as mensagens enviadas, entregues e lidas, permitindo que as empresas avaliem o desempenho de suas campanhas de comunicação.

Como implantar o WhatsApp Business API ?

Ao contrário de outras versões que podem ser baixadas e utilizadas imediatamente, o WhatsApp Business API requer um provedor de soluções de negócios aprovado pela própria plataforma.

Apenas com o registro no programa é possível integrar soluções que otimizem o suporte ao cliente. A Vermont conta com parceiros altamente qualificados para auxiliar nessa integração. Nós também cuidamos da jornada de relacionamento com o cliente, contando com profissionais dedicados e a tecnologia necessária para tornar as conversas inteligentes, solucionar as dúvidas dos clientes e ajudar as empresas a vender mais.

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