O que é WhatsApp Business API? Como funciona?
Com sua interface amigável e ampla base de usuários, o WhatsApp se tornou uma plataforma indispensável para empresas que buscam estabelecer conexões mais próximas e personalizadas com seus clientes.
Para atender essa demanda, em 2018 foi lançado o WhatsApp Business API, dedicado às empresas de médio e grande porte. A ideia é simplificar o processo de comunicação, oferecendo uma versão que suporte o envio de um grande volume de mensagens diárias para uma ampla base de usuários, com respostas rápidas e precisas.
Um dos principais diferenciais do aplicativo é sua integração com outras ferramentas de automação, como chatbots e CRM. Isso proporciona uma experiência fluida, sem interrupções, aproveitando cada conversa para mapear os perfis e fidelizar cada contato.
Quais as vantagens do WhatsApp Business API?
Perfil comercial
Ter um perfil profissional confere mais credibilidade às corporações e ao atendimento ao cliente. Ele permite incluir informações úteis na descrição, como horário de funcionamento, localização e descrição do negócio.
Assim, quando os usuários precisarem desses dados, não será necessário migrar para outros canais de atendimento.
Escalabilidade
Como já foi dito acima, o aplicativo possibilita o envio massivo de mensagens e suporte a diversos clientes simultaneamente, proporcionando respostas ágeis e automáticas.
Respostas automáticas
Você pode configurar o WhatsApp Business API para fornecer respostas automáticas, como horário de atendimento, menu com os serviços mais solicitados ou até mesmo direcionar o contato para a área específica com a qual deseja falar.
Esse recurso causa uma boa impressão na imagem da empresa, uma vez que demonstra o seu comprometimento em auxiliar o consumidor na resolução de seus problemas.
Catálogo de produtos ou serviços
Deseja mostrar seus produtos e serviços? No aplicativo, é possível criar um catálogo com nome, imagem e preço dos itens à venda. Essa função atua como uma vitrine virtual, permitindo que seu público conheça melhor sua marca e seus produtos.
Etiquetas que organizam as conversas
As etiquetas permitem categorizar as mensagens de acordo com diferentes critérios, facilitando a identificação e o gerenciamento das interações com os clientes.
Por exemplo, você pode usar etiquetas para marcar conversas relacionadas a diferentes tipos de solicitações (como suporte técnico, vendas ou dúvidas gerais), priorizar mensagens urgentes, acompanhar o status de um pedido ou identificar clientes importantes.
Essa classificação também é útil para segmentar clientes e iniciar listas de transmissão com mensagens contendo o tipo de conteúdo que eles consomem. Isso pode incluir ofertas especiais ou mensagens urgentes sobre a disponibilidade de produtos adicionados ao carrinho de compras no site.
Análises de mensagens
Mais uma vantagem do aplicativo é o menu estatístico. Ele fornece métricas e insights sobre as mensagens enviadas, entregues e lidas, permitindo que as empresas avaliem o desempenho de suas campanhas de comunicação.
Como implantar o WhatsApp Business API ?
Ao contrário de outras versões que podem ser baixadas e utilizadas imediatamente, o WhatsApp Business API requer um provedor de soluções de negócios aprovado pela própria plataforma.
Apenas com o registro no programa é possível integrar soluções que otimizem o suporte ao cliente. A Vermont conta com parceiros altamente qualificados para auxiliar nessa integração. Nós também cuidamos da jornada de relacionamento com o cliente, contando com profissionais dedicados e a tecnologia necessária para tornar as conversas inteligentes, solucionar as dúvidas dos clientes e ajudar as empresas a vender mais.
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