Como lidar com uma alta demanda de atendimento ao cliente?
Determinadas épocas, como a Black Friday e o final de ano, geram um aumento considerável no comércio de produtos e serviços, levando, invariavelmente, a uma alta demanda por atendimento ao cliente. Neste cenário desafiador, saber como lidar com o aumento da procura é a diferença entre oferecer uma experiência incomparável ao cliente ou frustrá-lo.
Para te ajudar a lidar com a alta demanda de produtos e serviços, preparamos esse artigo especial, confira!
Alta demanda: quais são os maiores gargalos?
O aumento na demanda é o sonho de todo proprietário de empresa ou gestor, no entanto, o que seria uma oportunidade pode facilmente se reverter em um problema caso a sua empresa forneça um atendimento falho, ou pior, não consiga atender o cliente.
Isso acontece porque a falha no atendimento leva ao comprometimento da experiência do cliente (Customer Experience, ou CX), que acaba frustrado. Essa insatisfação pode fazer com que o comprador não somente deixe de comprar com a sua marca como também se torne um detrator, isto é, com que ele demonstre sua insatisfação a outros potenciais compradores, afastando-os da sua marca.
A seguir, explicaremos quais são os maiores gargalos de atendimento enfrentados pelos clientes durante os períodos de alta demanda.
1 – Filas de espera no atendimento: Conforme o volume de chamados aumenta, um atendimento despreparado se sobrecarregará rapidamente. Neste cenário, com todos os atendentes ocupados, os compradores começarão a ter de esperar para serem atendidos, o que gera grande insatisfação e transparece descaso ou falta de profissionalismo por parte da sua empresa.
2 – Aumento no TMA: O TMA (Tempo Médio de Atendimento) é um indicador que mostra quanto tempo é utilizado em cada chamado. O ideal é que o TMA seja sempre o menor possível. No entanto, conforme as suas equipes se sobrecarregam, a tendência é de que o TMA aumente, pois seus colaboradores estarão mais estressados e terão mais dificuldade em resolver os chamados.
Um TMA alto é um forte indicativo de ineficiência na resolução de chamados, o que é um ponto de atenção.
É necessário investir em um atendimento ágil e eficiente. Para isso, centralizar todos os canais da empresa em um só lugar (atendimento Multicanal e Omnichannel) e treinar o time para oferecer uma comunicação uniforme é essencial.
3 – Dificuldade em resolver os problemas do cliente: Com o aumento das filas de espera e a pressão sobre as suas equipes de atendimento aumentando rapidamente, a quantidade de clientes com problemas não resolvidos se elevará em um piscar de olhos, criando um cenário desastroso para a sua empresa.
Somados, esses problemas criam uma experiência altamente insatisfatória e frustrante para o cliente, que certamente não voltará a comprar com a sua marca. Segundo Philip Kotler, conquistar um cliente novo pode custar de 5 acustar 5 a 7 vezes mais do que manter o atual. Ou seja, a falta de investimento no aprimoramento do atendimento (e, consequentemente, na fidelização do cliente) fará com que a sua empresa, além de deixar de ganhar, tenha muito mais custos para captar novos clientes.
Como manter um atendimento de qualidade com o aumento no volume de contatos?
Manter a qualidade do atendimento diante do aumento na demanda é um desafio e tanto, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos algumas dicas que irão lhe ajudar a manter a qualidade do atendimento mesmo com a alta demanda, confira!
1 – Invista em capacitação e tecnologia: Uma das formas de “não deixar a peteca cair” é melhorar a qualidade do seu atendimento como um todo. Investir em um atendimento capacitado implica, necessariamente, em ter uma equipe preparada, munida da expertise necessária para lidar com o aumento de consultas, pedidos e solicitações de suporte. Neste momento, paciência, eficácia e prestatividade são virtudes cruciais.
No entanto, somente a expertise não basta! Contar com as melhores ferramentas tecnológicas é essencial! Chatbots e sistemas de suporte online são importantes para agilizar o atendimento, pois as ferramentas de IA podem lidar com chamados de baixa complexidade, enquanto a sua equipe mantém o foco em casos que realmente demandam sua expertise.
2 – Mantenha a comunicação clara e transparente: Em períodos de alta demanda, as expectativas dos clientes tendem a ser muito altas. Neste sentido, não adianta maquiar a realidade! A sua empresa deve comunicar de forma clara e inequívoca os prazos de entrega, os níveis de estoque e as políticas de devolução.
Essa política de clareza ajuda a gerenciar expectativas, pois o seu cliente saberá o quadro real da situação. Isso ajuda a evitar frustrações e a construir confiança.
3 – Preste atenção aos feedbacks dos clientes: Medir a experiência do cliente através de feedbacks é uma ótima forma de identificar gargalos e de descobrir como aprimorar processos. Contar com um contact center que utilize pesquisas de satisfação, Social Listening e outras ferramentas de avaliação de produtos, serviços e atendimento é essencial para identificar pontos de melhoria, ajudando a sua equipe a alcançar a melhor experiência do cliente mesmo em períodos de alta demanda como a Black Friday e as festas de fim de ano.
Essas táticas já são utilizadas por grandes players do mercado, como a Amazon, que é conhecida por valorizar o feedback dos clientes. A empresa, que é referência mundial, utiliza as avaliações dos produtos para melhorar a qualidade e a seleção de mercadorias.
Como a terceirização de atendimento pode ajudar a lidar com períodos de alta demanda?
A fim de lidar com a alta na demanda de forma eficiente, sem comprometer a qualidade do atendimento ao cliente, muitas empresas optam pela terceirização de contact center. Ao contar com um atendimento terceirizado, a sua empresa irá dispor de uma equipe de especialistas treinados nas melhores práticas de atendimento ao cliente.
E as vantagens não param por aí! Ao contar com uma equipe de atendimento e vendas especializada como a da Vermont, a sua empresa também irá dispor do melhor que a tecnologia pode oferecer, a favor da experiência do seu cliente. Ferramentas como automação de atendimento através de chatbots e assistentes com IA tornam a experiência do cliente muito mais intuitiva, agilizando consideravelmente o atendimento a fim de lidar com o alto volume de chamados.
Ao mesmo tempo, o atendimento terceirizado da Vermont permite que os seus profissionais internos mantenham o foco nas atividades de maior relevância dentro da empresa, enquanto uma equipe treinada e especializada cuida do atendimento e vendas. Isso lhe ajuda a reduzir custos, mesmo em períodos de alta demanda!
Quando se trata de oferecer a melhor experiência do cliente, o ideal é contar com um call center especializado. A Vermont tem toda a estrutura pessoal e tecnológica necessária para proporcionar ao seu cliente uma experiência lendária.
Quer saber mais sobre a Vermont? Somos um contact center com mais de 20 anos de experiência no mercado. Trazemos ao seu cliente um atendimento multicanal e omnichannel, criando uma experiência personalizada onde quer que o seu cliente esteja, a qualquer momento.
Temos um escopo de atendimento de 360 graus, envolvendo o atendimento de chamados, resolução de dúvidas, suporte ao cliente e outras demandas comuns ao cotidiano da sua empresa!
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